<< Chapter < Page Chapter >> Page >

Desvantagens das técnicas de operabilidade

Como já mencionamos anteriormente, a monitoração e a análise do estado atual do sistema podem consumir muitos recursos computacionais, impactando negativamente no desempenho. Por outro lado, ao possibilitarmos a análise do software em tempo de execução, podemos identificar problemas inicialmente desconhecidos na arquitetura, como gargalos de desempenho ou pontos únicos de falhas. Com estes problemas identificados, o arquiteto pode então corrigi-los na arquitetura, melhorando assim o desempenho e a tolerância a faltas do software.

Resumo

Este capítulo expôs o que um arquiteto deve saber em relação às técnicas e princípios de design arquitetural. Devemos admitir que seu objetivo é ambicioso, uma vez que que existem muitos livros e artigos de Design de Software sobre o mesmo assunto. No entanto, a maioria dos livros e artigos disponíveis não são explicitamente escritos sobre Arquitetura de Software ou não têm como público-alvo o leitor ainda inexperiente. Daí nossa tentativa de preencher esta lacuna.

Ao final deste capítulo, esperamos que o leitor conheça os seguintes princípios de design arquitetural:

  • uso da abstração ou níveis de complexidade;
  • separação de preocupações; e
  • uso de padrões e estilos arquiteturais.

Mas, além disso, esperamos que o leitor também reconheça algumas táticas que implementam os seguintes atributos de qualidade:

  • desempenho e escalabilidade;
  • segurança;
  • tolerância a faltas;
  • compreensibilidade e modificabilidade; e
  • operabilidade.

Para informações mais detalhadas sobre os princípios e técnicas apresentados, deixamos uma lista de referências para estudos posteriores.

Referências

Abstração e separação de preocupações

Sobre os benefícios e aplicação da abstração e separação de preocupações no design de software, recomendamos a leitura do livro Code Complete [link] , de McConnell. Além dele, podemos citar os seguintes artigos sobre o assunto: The Structure of The THE-multiprogramming System [link] , de Dijkstra , e o On The Criteria to Be Used in Decomposing Systems Into Modules [link] , de Parnas.

Padrões e estilos arquiteturais

Há diversos padrões e estilos arquiteturais, inclusive catalogados de acordo com seus objetivos. Apesar de termos citado apenas quatro padrões que foram inicialmente descritos por Buschmann, existem muito mais padrões descritos por este autor e outros autores na série de livros Pattern-Oriented Software Architecture [link] , [link] , [link] , [link] . Recomendamos também sobre o assunto os livros Patterns of Enterprise Application Architecture [link] , escrito por Fowler, e o Software Architecture in Practice [link] , escrito por Bass et al .

Técnicas arquiteturais

Sobre técnicas arquiteturais, podemos citar o livro Beautiful Architecture [link] , editado por Spinellis e Gousios. Ele mostra na prática a aplicação de diversas técnicas para o alcance de requisitos de qualidade por meio do design arquitetural. Sendo menos prático, porém mais abrangente na exposição de técnicas arquiteturais, podemos citar tanto o livro Software Architecture: Foundations, Theory, and Practice [link] , de Taylor et al , quanto o livro Software Systems Architecture [link] , de Rozanski e Woods. O livro The Art of Systems Architecting [link] , de Maier e Rechtin, descreve poucas (porém valiosas) técnicas de arquitetura de software. Neste livro, as técnicas são chamadas de heurísticas.

Podemos ainda mencionar alguns artigos sobre desempenho de software em geral: Performance Anti-Patterns [link] , de Smaalders; sobre replicação de dados: Optimistic Replication [link] , de Saito e Shapiro; e sobre segurança: In Search of Architectural Patterns for Software Security [link] , de Ryoo et al .

Por fim, mencionamos dois blogs que contêm muitas descrições de problemas arquiteturais reais e como foram resolvidos na indústria: o HighScalability.com [link] e o Engineering @ Facebook [link] .

Questions & Answers

what is diffusion
Emmanuel Reply
passive process of transport of low-molecular weight material according to its concentration gradient
AI-Robot
what is production?
Catherine
Pathogens and diseases
how did the oxygen help a human being
Achol Reply
how did the nutrition help the plants
Achol Reply
Biology is a branch of Natural science which deals/About living Organism.
Ahmedin Reply
what is phylogeny
Odigie Reply
evolutionary history and relationship of an organism or group of organisms
AI-Robot
ok
Deng
what is biology
Hajah Reply
cell is the smallest unit of the humanity biologically
Abraham
what is biology
Victoria Reply
what is biology
Abraham
HOW CAN MAN ORGAN FUNCTION
Alfred Reply
the diagram of the digestive system
Assiatu Reply
allimentary cannel
Ogenrwot
How does twins formed
William Reply
They formed in two ways first when one sperm and one egg are splited by mitosis or two sperm and two eggs join together
Oluwatobi
what is genetics
Josephine Reply
Genetics is the study of heredity
Misack
how does twins formed?
Misack
What is manual
Hassan Reply
discuss biological phenomenon and provide pieces of evidence to show that it was responsible for the formation of eukaryotic organelles
Joseph Reply
what is biology
Yousuf Reply
the study of living organisms and their interactions with one another and their environment.
Wine
Got questions? Join the online conversation and get instant answers!
Jobilize.com Reply

Get Jobilize Job Search Mobile App in your pocket Now!

Get it on Google Play Download on the App Store Now




Source:  OpenStax, Arquitetura de software. OpenStax CNX. Jan 05, 2010 Download for free at http://cnx.org/content/col10722/1.9
Google Play and the Google Play logo are trademarks of Google Inc.

Notification Switch

Would you like to follow the 'Arquitetura de software' conversation and receive update notifications?

Ask